Você sabia que o contribuinte brasileiro trabalhou até o dia 30 de maio só para pagar impostos neste ano? De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o brasileiro paga em média o equivalente ao que ganhou durante 150 dias de trabalho. São impostos da esfera Federal, Estadual e Municipal e incluem contribuições previdenciárias, sindicais, taxas de limpeza pública, coleta de lixo, dentre outros.
O estudo do IBPT revela que os 150 dias trabalhados pelo brasileiro ultrapassam países como o México (91 dias), Chile (92 dias), Argentina (97 dias), Estados Unidos (102 dias) e Espanha (137 dias).
Feirão do Imposto
O Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville, Santa Catarina, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). Um projeto legitimamente dos jovens empreendedores e empresários do Brasil, lidados a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE). O Feirão do Imposto veio para informar, de forma transparente, a população acerca da alta carga de impostos pagos sobre todos os serviços e bens de consumo.
“Nossa meta foi atingida com a validação em junho da Lei 12.741 cuja finalidade é determinar os tributos incidentes sobre os produtos e serviços explicitados na nota fiscal”, ratifica o presidente da AJE de Criciúma, Eduardo Zini.
Neste momento, entende-se que a conscientização ainda é necessária, portanto, optou-se por uma parceria com o Movimento Brasil Eficiente na busca de um volume considerável de assinaturas.
O MBE tem por objetivo sensibilizar a população, a classe política e, sobretudo, os governantes eleitos sobre a importância de diminuir o peso da carga tributária sobre o setor produtivo, simplificar e racionalizar a complicada estrutura fiscal, melhorando a gestão dos recursos públicos.
Para tanto, este ano o evento em todo o Estado iniciou com a campanha viral pelas redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube e pelo site www.osegredodacaixa.com.br. Os internautas têm até o dia 28 de setembro para descobrir um mistério.
Criciúma
O evento será finalizado no sábado, dia 28 de setembro, com uma demonstração e apresentação do grande peso dos impostos no dia-dia dos consumidores. A iniciativa acontece no hall do Giassi Santa Bárbara, das 10h às 13h . “Precisamos chamar atenção das pessoas pela alta carga tributária que todo cidadão brasileiro paga diariamente. Mas o mais importante, depois de movimentos como “Vem pra rua!” é o engajamento e a conscientização de que é preciso mudar”, finaliza o vice-presidente da AJE Criciúma e Coordenador do Feirão do Imposto, Rafael Antunes.
Apoio: Associação Empresarial de Criciúma - ACIC