Jovens e o uso de telas: especialistas alertam para medidas preventivas
Próximo do retorno das aulas, estudantes buscam por maior qualidade em saúde visual
No período de férias é comum o aumento de casos de problemas de saúde visual entre os jovens. Excesso de telas, a falta de rotina e o acesso fácil às tecnologias também podem prejudicar os olhos. É o caso da estudante universitária e consultora Thayane Vargas de Criciúma que buscou um profissional para atualizar os óculos. “Estava com dor nos olhos e com dor de cabeça. O atendimento repassado foi muito bom para meu retorno ao dia a dia”, relembra.
Assim como Thayane, estima-se segundo a Organização Mundial de Saúde que o diagnóstico de anomalias em saúde visual em crianças e adolescentes aumentou mais de 35% nos últimos anos. E o recesso escolar tende a evoluir estes indicadores. “Já atendemos muitos casos de miopia e astigmatismo no consultório. Como há maior consumo de aparelhos eletrônicos e de telas durante as férias, é uma tendência que aumente ainda mais”, analisa o Optometrista Tiago Zanette.
Medidas preventivas
Além de exames periódicos, atitudes frequentes podem melhorar as demandas de saúde visual para quem vai curtir os últimos dias de férias. “Indicamos, por exemplo, exercícios com a visão que propiciam o relaxamento dos olhos. A pausa a cada 20 minutos, com o olhar a mais de seis metros de distância, também é indicada para promover o relaxamento dos músculos”, completa Zanette. “Mas procure consultar um especialista ao menos uma vez ao ano”, ratifica.
