As agências de comunicação constroem ideias e campanhas que fazem o
consumidor perceber as marcas, empresas e produtos de forma particular,
distinta, especial. A importância da criação publicitária e da mídia paga nesse
processo é indiscutível, fundamental. Contudo, além de cuidar da identidade
visual e dos conceitos que regem as marcas dos clientes, uma agência completa
deve pensar também em aproveitar outros suportes midiáticos para atingir todos
os públicos-alvos.
A tendência de trabalharmos a comunicação de forma integrada, dentro da
premissa do branding 360º, que encara o universo das marcas em sua totalidade,
conferiu destaque a um profissional singular dentro das agências de comunicação:
o assessor de imprensa.
O assessor trabalha com mídia espontânea, representando um mediador entre a
imprensa e as empresas públicas ou privadas. É ele quem fortalece a imagem dos
clientes como fontes confiáveis. A combinação de transparência, leitura objetiva
dos fatos e rapidez para informar são os ingredientes que asseguram
credibilidade à notícia trabalhada pela assessoria. Entretanto, somente um
especialista consegue unir todas essas habilidades.
Mas qual é o profissional ideal para estabelecer a relação entre cliente e
imprensa? Hoje, grande parte dos jornalistas brasileiros trabalha como assessor
de imprensa. Para quem busca um assessor, contar com o know-how de um jornalista
é a melhor pedida. Eles conhecem a fundo os critérios de noticiabilidade,
indicam o grau de relevância para cada divulgação, sabem como funciona cada
editoria das redações, suas terminologias e técnicas, além de respeitarem o
deadline das publicações.
Não existe bom diálogo entre opinião pública e o seu negócio sem a expertise
desse profissional, cada vez mais indispensável dentro de uma agência
completa.
Por: Daniel Araújo, presidente da D/Araújo Comunicação
Fonte: Making Of
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