As agências de comunicação constroem ideias e campanhas que fazem o consumidor perceber as marcas, empresas e produtos de forma particular, distinta, especial. A importância da criação publicitária e da mídia paga nesse processo é indiscutível, fundamental. Contudo, além de cuidar da identidade visual e dos conceitos que regem as marcas dos clientes, uma agência completa deve pensar também em aproveitar outros suportes midiáticos para atingir todos os públicos-alvos.
A tendência de trabalharmos a comunicação de forma integrada, dentro da premissa do branding 360º, que encara o universo das marcas em sua totalidade, conferiu destaque a um profissional singular dentro das agências de comunicação: o assessor de imprensa.
O assessor trabalha com mídia espontânea, representando um mediador entre a imprensa e as empresas públicas ou privadas. É ele quem fortalece a imagem dos clientes como fontes confiáveis. A combinação de transparência, leitura objetiva dos fatos e rapidez para informar são os ingredientes que asseguram credibilidade à notícia trabalhada pela assessoria. Entretanto, somente um especialista consegue unir todas essas habilidades.
Mas qual é o profissional ideal para estabelecer a relação entre cliente e imprensa? Hoje, grande parte dos jornalistas brasileiros trabalha como assessor de imprensa. Para quem busca um assessor, contar com o know-how de um jornalista é a melhor pedida. Eles conhecem a fundo os critérios de noticiabilidade, indicam o grau de relevância para cada divulgação, sabem como funciona cada editoria das redações, suas terminologias e técnicas, além de respeitarem o deadline das publicações.
Não existe bom diálogo entre opinião pública e o seu negócio sem a expertise desse profissional, cada vez mais indispensável dentro de uma agência completa
Artigo escrito por Daniel Araújo - Portal Noticenter
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