O empresário Zefiro Giassi, diretor-presidente da Rede Giassi Supermercados, falou sobre a história de sua carreira a quase 200 jovens empreendedores nesta quinta-feira. O evento ocorreu para a abertura da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores (Cejesc) que teve como sede Criciúma em novembro.
O começo
"Nada é impossível. O importante é ter iniciativa". Com estas palavras, Zefiro Giassi contou o início de sua jornada profissional. Filho de agricultores, aos três anos perdeu a vista no olho esquerdo. Mas ainda assim auxiliava os irmãos no carregamento de batata.
Foi o único filho de uma família grande de sete irmãos que teve a chance de estudar. Sendo assim, formou-se e pôde lecionar em uma escola afastada.
Com o casamento em 1955, os recursos ficaram escassos. O salário era pequeno e precisou morar com a esposa na varanda da escola onde trabalhava.
A ideia do negócio
Sempre teve em mente de ser um empreendedor. De tanto insistir com um amigo e pai de um aluno seu, abriu a Casa Maristela de secos e molhados em Içara com ajuda também de um empréstimo do seu pai.
No primeiro ano, 1960, a empresa não dava lucros e se sustentava com o trabalho de professora da esposa Ana Maria.
Só no final daquele ano, Giassi e seu sócio obtiveram crédito com fornecedores de São Paulo.
O upgrade
O sócio preferiu não continuar com o então difícil negócio. Buscando sempre de forma mais prática atingir seus objetivos, visitou empresas afins de São Paulo para adotar o conceito de autosserviço em Içara. Nascia em Içara o primeiro Supermercado Giassi.
O negócio prosperou, os fornecedores passaram a acreditar no negócio e possibilitou a abertura de novas lojas.
Momentos difíceis
O ano era 1992. Período de hiperinflação. Faltaram recursos até mesmo porque o preço de uma farinha de mandioca tinha que ser diferenciado. Por vigência do Governo Federal, o estoque não podia ser retido. Tanto que nesta época 2/3 das mercadorias foram perdidas.
A lição
Mas o Grupo Giassi Supermercados deu a volta por cima. "Nunca tive medo de sucumbir. Quando uma porta se fecha muitas se abrem", revela Zefiro.
Sua receita de sucesso se resume a dois preceitos básicos: "Precisamos respeitar nosso consumidor mas não podemos vender um produto por menos do que compramos. Uma outra questão importante é a equipe diretiva do Giassi que é feita de amigos e pessoas capacitadas. Hoje atuam na empresa meus filhos, genro e outros profissionais bem recomendados", opina.
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