quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cinco maneiras de criar vídeos virais



Jornalistas e organizações de notícias não podem depender de dançar o Gangnam Style para terem seus vídeos compartilhados.

Jessica Mason do YouTube ofereceu ideias sobre o porquê de alguns vídeos se tornarem virais durante um chat ao vivo na IJNet. Ela se baseou na sua apresentação no Mashable Social Good Summit em Nova York sobre o quê comunicadores podem aprender com vídeos de gatos.

O YouTube também criou um guia gratuito em PDF chamado "YouTube for Good" para ajudar os criadores de vídeos a contarem histórias. Mason ofereceu técnicas sobre tudo, desde formação de marcas a metadados. Aqui estão algumas dicas de Mason:

Cumpra com as regras narrativas básicas

"Tenha certeza que seu vídeo não é apenas alguém falando para uma câmera", disse Mason. "Crie um vídeo cheio de ação, surpreendente ou original. Crie algo que as pessoas queiram assistir até o final, porque querem saber o que vai acontecer."

Envolva o seu público

"Você sempre pode comunicar a seus telespectadores que quer interagir com eles, incentivando-os a fazer vídeos de resposta para a sua história ou vídeo", disse ela, citando o "It Gets Better Project" como um modelo de engajamento.

"Também pode pedir-lhes para tomar uma determinada ação, visitar um site, ou deixar um comentário ou uma mensagem", disse ela. "No YouTube, descobrimos que os criadores que interagem com seus espectadores através de mensagens, comentários e redes sociais são mais propensos a ter audiências altamente engajadas e grupos de fãs."

Crie e compartilhe regularmente para fazer crescer o público

Mason disse que você não pode adicionar um vídeo a cada dois meses e esperar que seu público irá voltar.

"Ajuda se você posta vídeos regularmente, semanalmente, para que as pessoas saibam que podem ir ao seu canal para as últimas notícias", disse ela. "Também é importante tentar espalhar o seu vídeo ativamente. Compartilhar via redes sociais e pedir a seus amigos para fazer o mesmo. Não faça upload de um vídeo uma vez por ano e deixe descansar no YouTube! Publique regularmente e compartilhe, compartilhe, compartilhe!"


Siga a receita de sucesso dos vídeos virais de gatos

É a atração global dos vídeos de gatos que os tornam mais populares, disse Mason. "Você não precisa de um tradutor para entendê-los. Vídeos de gatos contam histórias universais que tornam a cultura e as barreiras linguísticas irrelevantes. Setenta por cento das visualizações no YouTube vêm de fora dos Estados Unidos. Tente contar histórias universais, que agrada a multidões internacionais."

Não se preocupe se não é perfeito

Mason sugeriu alta qualidade de vídeo e de som para as produções em estilo de documentário, mas quando o objetivo é "pegar um momento importante enquanto acontece, o vídeo ainda será bom, mesmo quando a qualidade não é perfeita", disse ela.

"Às vezes, quando uma história precisa ser contada, um celular com câmera é a única opção", disse ela. "Alguns dos principais vídeos de notícias do ano, como os vídeos filmados durante o furacão Sandy, não tem alto valor de produção, mas capturaram uma história que precisava ser contada."

Fonte: IJNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação