segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Comunicação Digital: qual o passo a passo para transformar uma empresa em sucesso?

 Comunicação Digital: qual o passo a passo para transformar uma empresa em sucesso?

Confira o que o Felipe Godoy traz a partir de cursos realizados com instituições de ensino

Depois de participar na última semana de um curso sobre Comunicação Digital com a Escola Digitalista, o diretor da Flash News Comunicação, Felipe Godoy, traz os principais insights repassados durante os cinco dias de evento realizados de forma virtual.

Confira agora:

1) Planejamento

Invista em um Planejamento Estratégico. O ideal é sempre fazer a previsão de conteúdos já para o próximo mês do seu cliente. 

Porém, antes de tudo, você necessita identificar as reais necessidades da empresa para atuar nas redes sociais, mapeando as Personas e desenvolvendo um briefing. 

2) Produção de Conteúdo

Desenvolva conteúdo variado: desde frases, artes, depoimentos, vídeo, lives. Aposte em um Calendário Editorial com no mínimo 30 dias de antecedência a partir de datas comemorativas e editorias fixas. Por exemplo, na segunda você pode desenvolver motivações para a semana, na quarta os bastidores da empresa, na quinta para vender o produto/serviço, no sábado dicas de leitura e no domingo algo focado em lazer.

Estimule os comentários e responda todos eles, afirmou os monitores da Escola Digitalista. Incremente ainda com enquetes, boxes de perguntas e novidades do dia a dia. 

Lembre-se que a humanização é fundamental. Imagens com pessoas sempre atraem mais, sugere-se também como texto a palavra-chave e as cores da marca.

3) Monitoramento

Além de responder os comentários, você deve buscar realizar todo o monitoramento do público que visualizou. Cada vez mais é necessário investir em anúncios! A elaboração de relatórios com dados também é fundamental para otimizar os resultados. 

Segundo a Escola Digitalista, uma grande tendência ainda é incrementar os conteúdos através do Gerenciamento de Comunidades. Valem várias estratégias, desde uma mensagem pessoal para cada cliente pelo Whats, Grupos no Facebook e Linkedin. 

Estude também o algoritmo de cada rede social. Afinidade, peso e tempo de conversão são os principais fatores para facilitar o alcance. 

Para encerrar, Felipe Godoy traz uma mensagem final do curso. "O ano de 2020 está sendo de transformações. E 2021 continuaremos sofrendo, Devemos ter cada vez mais a digitalização das empresas, mas nunca o contato físico deixará de existir. Por isso, incremente a Comunicação Digital mas perceba que o mundo é ommichannel, ou seja, virtual e real ao mesmo tempo", opina.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Vendedores: Como utilizar mais o Marketing de Conteúdo?

 Vendedores: Como utilizar mais o Marketing de Conteúdo?

Num passado recente, um vendedor tradicional utilizava de reuniões pessoais e de relacionamentos para ampliar as suas vendas. Entretanto, com o Covid-19, desde março, os vendedores que estão à frente são os que utilizam do poder do Marketing de Conteúdo.

Esta é a avaliação do Chris Luecke, apresentador de podcasts. Mas por onde começar? Com base neste estudo e um compilado, nós vamos apresentar as principais soluções: 

1- Calendário Editorial 

Desenvolva um calendário de conteúdos próprios.  Por exemplo, em outubro, estabeleça postagens e mensagens com base no Outubro Rosa (câncer de mama), Dia das Crianças ou o Dia dos Professores, por exemplo. 

2) Conteúdo na Essência 

A partir desse calendário e planejamento, busque falar mais sobre os benefícios do produto ou serviço, do que sobre o produto ou serviço em si. Aposte em enviar mensagens com tutoriais, guias de conservação ou até histórias de sucesso de outros clientes. 

3) Vídeos 

Com base neste conteúdo, você pode criar vídeos simples, com celular mesmo ou de rápida duração, que aborde assuntos de interesse aos clientes em potencial. Vídeo equivale a 10.000 palavras, portanto, não deixe de fazer essa tática. 


Quer ter explanações específicas sobre este assunto. Entre em contato com a nossa equipe e tenha mais detalhes!

domingo, 4 de outubro de 2020

Quais as mudanças no Marketing de Conteúdo em resposta à Pandemia?

 

Quais as mudanças no Marketing de Conteúdo em resposta à Pandemia?

Como as empresas mudaram as estratégias de comunicação com a Pandemia??? Segundo um estudo divulgado pelo Instituto de Marketing de Conteúdo (CMI) dos Estados Unidos, 86% das empresas que mudaram suas ações esperam que algumas das mudanças devam permanecer no futuro próximo. 

A declaração do Covid-19 fez com que 20% das companhias pesquisadas fizessem grandes mudanças e 69% modificaram leve ou moderadamente. Quase 100%, ou 94% dos profissionais de Marketing de Conteúdo, transformaram as estratégias. Números foram divulgados por @EditorStahl no Twitter. 

Mudanças 

70% mudaram a estratégia de mensagem, 64% ajustou o calendário editorial e 53% mudou a distribuição de conteúdo. A maioria dos profissionais se adaptou rapidamente à pandemia, mas colocar o cliente como peça-chave para o sucesso a longo prazo será fundamental. 

Mensagens, calendário e distribuição foram as principais transformações. "O Marketing de Conteúdo deve se conectar ao objetivo principal do negócio: servir aos clientes e afetar os resultados financeiros", afirma Sthal. 

73% dos entrevistados nutrem assinantes ou leads com conteúdos. 64% geram vendas e 60% criam um público inscrito.

Como se preparar?

Qual será o novo normal? Ninguém sabe! O que você pode fazer? Nós precisamos mudar para nos preparar para o que vem a seguir. "Resiliência em #marketing é a capacidade de se adaptar à próxima versão do que vier a seguir", diz Robert Rose. 









quinta-feira, 30 de julho de 2020

Público prestigia I Truck Solidário em Criciúma

Público prestigia I Truck Solidário em Criciúma
Evento ocorre uno bairro Pinheirinho

Matéria desenvolvida pela equipe da Flash News Comunicação:






A colaboradora de uma carbonífera, Ligiane Pagani, aproveitou para fazer as compras, doou alimentos e recebeu um livro como contribuição à atitude. “Quero muito me capacitar e estudar. Estou buscando uma área de atuação para fazer graduação e aproveitei para ajudar o próximo”, conta a moradora de Treviso que levou uma obra sobre Fundamentos de Química. Assim como Ligiane, dezenas de pessoas já compareceram à primeira edição do I Truck Solidário que segue até o início da noite no pátio do Fort Atacadista de Criciúma, no bairro Pinheirinho, organizado pela Unicesumar com polo no município. A doação de alimentos ao Bairro da Juventude faz parte da ação central em troca de centenas de publicações disponibilizadas pelo Book Truck, ou caminhão de livros que veio do Paraná.

Morador da região do Bairro da Juventude, o aposentado Volmar Messagi foi outro que aproveitou para fazer a doação. “Sempre ajudo as ações do Bairro. E fico muito contente em contribuir e receber uma leitura produtiva”, afirma.

Livros disponibilizados
Qualidade de vida, noções de gestão, técnicas administrativas e informações do mercado de Pedagogia são alguns dos mais de 1.000 livros disponibilizados pelo Book Truck. “Nossa intenção é promover a maior leitura entre as pessoas e incentivar a capacitação. Neste momento delicado que presenciamos na comunidade, proporcionar uma ajuda é fundamental", pontua a coordenadora da Unicesumar de Criciúma e especialista em Gestão de Pessoas, Vanessa Bonelli.

O Truck Solidário fica apenas nesta segunda em Criciúma. "Ficamos contentes por recepcionar esse evento pela primeira vez na cidade. É um apoio importante para arrecadarmos alimentos e ainda ajudar na formação pessoal e profissional de muitos que por aqui circulam", valoriza o gerente do Fort Atacadista de Criciúma, Jonas Azevedo.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Covid-19: Cinco ações estratégicas de comunicação para você não perder mercado durante a pandemia

Covid-19: Cinco ações estratégicas de comunicação para você não perder mercado durante a pandemia
Confira informações repassadas pelo jornalista da Flash News, Felipe Godoy




Em meio à pandemia que o mundo convive, empresas físicas fechadas e as pessoas em isolamento, como os mercados podem se sobressair neste grave acontecimento sócio-econômico? Depois de participarmos de eventos online nacionais e internacionais, nós reunimos algumas iniciativas que podem fazer a diferença para você:

Lives / Webinars
Grande tendência em que você pode apresentar seu produto ou serviço ao vivo para uma audiência relevante seja através de Facebook, Instagram, Linkedin ou até de plataformas de comunicação que possibilitam realizar conferências. Neste período em que as pessoas têm mais tempo, as iniciativas são uma excelente opção para quem deseja informações, inclusive a sua base de clientes.

Marketing de Conteúdo
Já pensou em ajudar as pessoas no meio da #covid19 com o seu conhecimento? Este é o momento ideal para auxiliar os empreendedores com conteúdos relevantes. Crie postagens, infográficos e ações para nutrir seu cliente ou potencial cliente com um tipo de informação específica. 

Cocriação
Por que não aproveitar a base de clientes de um parceiro estratégico para ofertar seus produtos? Ou desenvolver ações com fornecedores em que estende o prazo de pagamento ou frete grátis durante a pandemia? A ferramenta de cocriação continua em alta mesmo durante a pandemia de #coronavirus.

E-mail Marketing
Ninguém tem mais tempo para ler e-mail! Verdade??? #sqn!!! Saiba que o e-mail marketing com conteúdo valioso continua a chamar muito a atenção das pessoas. Já pensou em enviar um conteúdo com orientações de como melhor aproveitar o serviço ou o produto que você oferece para uma carteira de Leads? O vídeo também continua com uma excelente ferramenta onde é possível disponibilizar conteúdos interessantes a eles.

Comunicação Interna
Informe seus colaboradores sobre as ações que a empresa vai desenvolver. Solicite ajuda e ferramentas que podem contribuir para as vendas neste período. Mantenha a informação seja em Intranet, e-mails, grupos de Facebook, Linkedin e linhas de transmissão pelo WhatsApp.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Flexibilidade e aprendizado na prática estimulam crescimento de ensino a distância no sul de SC

Flexibilidade e aprendizado na prática estimulam crescimento de ensino a distância no sul de SC
Estudantes buscam aprimoramento em áreas em evolução como Engenharia




A moradora da cidade de Sombrio, Fernanda Barbosa, atua como técnica em moda, sonha em evoluir na carreira e ter uma carreira mais ampla com a Engenharia de Produção. Entretanto, a distância de instituições e o filho pequeno não possibilitam a realização do seu desejo. “Um curso a distância e híbrido, como escolhi, permiti menos deslocamentos até Criciúma onde estudo, mas alia a parte prática com dinâmicas em laboratórios em sala de aula. Só assim, depois de outras três tentativas, posso alcançar uma graduação”, afirma a aluna do polo da Unicesumar.

Assim como Fernanda, o último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) revelou que, de 2006 a 2016, a representatividade do ensino a distância chegou a quase 20% do total das matrículas nas instituições de graduação. “Recebemos direto pessoas que lamentam não conseguir estudar, principalmente numa área como Engenharia, que exige muito preparo. O sistema híbrido das instituições possibilita o conhecimento em sala e amplia o aprendizado de onde o aluno estiver”, exemplifica a gestora de Recursos Humanos e coordenadora de instituição de ensino superior, Vanessa Bonelli.

Para Stavros Xanthopoylos, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, (ABED), a flexibilidade e a familiaridade com o ambiente virtual são as principais chaves para o sucesso do ensino não-presencial. “Na EaD, o aluno consegue montar sua própria rotina de estudos, dedicando-se às aulas nos horários mais convenientes para ele. Além do mais, utiliza de ferramentas com as quais já está familiarizado no mundo virtual, o que ajuda a explicar o crescimento recente”, opina.

Segunda graduação
O ensino a distância também é opção de quem busca uma segunda graduação e não tem mais tempo de se deslocar diariamente para a sala de aula. É o caso do engenheiro agrimensor da Prefeitura do Balneário Rincão, Anderson Douglas. “Já me formei em Engenharia de Agrimensural mas como atuo direto em cargo público, não tenho mais como frequentar um ensino presencial. Através da modalidade EAD ganhei flexibilidade nos horários e em breve poderei assinar outros projetos também como Engenheiro Civil”, reforça. 

A expectativa é de que o número de matrículas novas chegue a mais de 2 milhões de pessoas somente em 2020. “E são diferentes áreas que buscam um futuro melhor com a capacitação”, finaliza a coordenadora, Vanessa Bonelli. 

Matéria produzida e editada por Felipe Godoy/ Flash News Comunicação

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

15 megatendências de Comunicação para 2020

15 megatendências de
Comunicação para 2020



Depois de participarmos de webinars nacionais e internacionais você confere as principais tendências de comunicação para 2020. Confira!

1) E-mail Marketing
91% dos consumidores se declaram mais propícios a comprarem de marcas que trazem conteúdos relevantes e ofertas por e-mail. Newsletters são cada vez mais essenciais, inclusive com vídeos.

2) Influenciadores
47% dos internautas têm interesse em seguir influenciadores. Investir em influencer em 2020 em influencers funciona e gera impacto.

3) Instagram 
Continua como a rede social com maior retenção de audiência em 2020. Recursos do Google ADS serão incorporados ao Insta.

4) Podcast
O crescimento de podcasts cresceu quase 60% em 2019 segundo o Spotify. É uma ótima rede social para se alcancar durante o trabalho.

5) Assessoria de Imprensa Digital
Ser citado por outros veículos eletrônicos de grande e médio alcance gera repercussão para o público final e também para o Google. O Google ranqueia melhor nas primeiras páginas quem tem autoridade digital. 

6) Transmissões ao Vivo
Assim como já bem utilizado pelo Facebook,  Twitter e Instagram, as transmissões ao vivo seguem como Grande tendência pelo LinkedIn, que está ainda testando a ferramenta.  Aliás,  o LinkedIn continua como melhor rede para o alcance orgânico.

7) Investimento em Inteligência Artificial 
Investir em recursos como chatbots e assistentes virtuais é outra megatendência. 

8) Copywriting e tráfego 
Abuse da arte da escrita persuasiva via blog para atrair mais pessoas pelo site. Na Flash News Comunicação nós utilizamos aplicativos que identificam as tendências de buscas do momento para escrever conteúdos que realmente interessam. Esta prática deve ser estendida para vídeos também. 

9) Real Time
Não se preocupe apenas em construir feeds bonitos. Busque cada vez mais uma comunicação com a atualidade, com base nas notícias do momento, fatos de repercussão e datas como as Olimpíadas de Tóquio que ocorrem neste ano, por exemplo. 

10) Grupos e Close Friends 
O Facebook quer retornar na origem das comunidades.  E no Instagram,  o Close Friends é outra possibilidade de estreitar a comunicação com os clientes.

11) Blogs 
Blogs trazem mais retenção de leitura e quando contam com áudios ganham ainda mais atenção. Sites como o OffsBrasil retornam o texto com áudio para você inserir no seu site.

12) Storytelling 
A arte de contar histórias continua em alta em 2020. E nos Stories, inclusive com vídeos,  continuam em alta.

13) Marketing de Conteúdo
A estratégia mais comentada para 2020. Para vender um produto/serviço,  além de gerar mais alcance pelo Google, sua empresa deve investir em Marketing de Conteúdo.  Tanto textos, áudios assim como vídeos, que já representam 21%, são importantes para os resultados. 

14) Inbound Marketing
Criar e distribuir conteúdo de valor ao cliente por software de automação.  Utilizando estratégias de Storytelling e de influenciadores idôneos gera ainda mais aumento nas vendas.

15) Eventos ao vivo
A Comunicação Pessoal nunca vai acabar. Por isso, seja varejo, indústria ou prestador de serviços você deve investir em palestras, simpósios, capacitações e demais ações para ter êxito em 2020.

Tem dúvidas de como aplicar no seu negócio? Pergunte-nos como!


FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação