quinta-feira, 3 de junho de 2021

Semana do Meio Ambiente: construção civil pode contribuir com sustentabilidade, afirmam especialistas


Semana do Meio Ambiente: construção civil pode contribuir com sustentabilidade, afirmam especialistas

Arquiteto e Engenheira relembram as principais mudanças

Por Felipe Godoy - Francisco Advogados

Uma edificação do Bank of América de Nova Iorque, Estados Unidos, um dos mais altos da cidade, utilizou telhados verdes, sistema de captação de água da chuva e concreto composto por 45% de resíduos e 55% de cimento. Além de receber uma certificação internacional de qualidade, a edificação elimina quase 100% da energia dos aparelhos de ar-condicionado dos escritórios. Casos como este são importantes, já que contribuem na redução do consumo de recursos naturais da construção, porquanto, de acordo com o Instituto Worldwatch, todo o setor chega a consumir até 16% da água utilizado no ano em todo o mundo, além de 25% de toda a madeira virgem e ainda 40% de pedras.

Estes números inclusive podem se agravar, devido à quantidade de obras irregulares que ocorrem nas cidades. Apesar desta influência, o setor procura desenvolver iniciativas para amenizar o impacto nas últimas décadas. 

Para o arquiteto, urbanista e advogado Juliano da Silva Deolindo, uma obra pode mitigar os impactos no meio ambiente a partir de regras primárias. “Todas as Prefeituras exigem, para os empreendimentos de médio e grande porte, o respectivo licenciamento ambiental. Juntamente com os profissionais responsáveis, o empreendedor deve buscar soluções sustentáveis, que inclusive agregam valor à edificação”, explica o profissional que atua na área de Direito Urbanístico. 

Arquitetura sustentável

A proteção do meio ambiente, além de respeitar a legislação vigente, também passa pela economia, bem-estar e saúde para as pessoas, como no prédio do Bank of América. Tendência que evolui na visão da engenheira Patrícia Darolt da Costa, diretora da Associação Catarinense de Engenheira Ambiental. “A destinação correta dos resíduos de qualquer tipo tem aumentado, e na construção civil isso também acontece. Hoje a preocupação vai além da destinação correta dos resíduos, mas sim na não geração de resíduos por meio da busca por obras mais sustentáveis”, afirma.

“Os novos formatos de construção devem contribuir para evitar desperdícios, utilizando materiais e tecnologias sustentáveis que reduzem a quantidade de resíduos. Atualmente há desde a utilização da iluminação/ventilação natural, substituição de lâmpadas de LED, captação de água da chuva, sistemas e produtos que economizam o consumo de recursos naturais, incentivo às energias renováveis, sistemas construtivos que melhor aproveitam os materiais, dentre outras possibilidades”, finaliza Deolindo.



terça-feira, 5 de janeiro de 2021

10 tendências de comunicação para 2021

 10 tendências de comunicação para 2021

Confira as inovações trazidas pelo diretor da Flash News Comunicação, Felipe Godoy

Quais as principais inovações que a Comunicação pode proporcionar ao seu negócio ou carreira em 2021? Após participar de capacitações internacionais e nacionais,  o diretor da Flash News Comunicação, Felipe Godoy, traz as tendências para este ano:



1) Esqueça o normal - segundo os especialistas, a Pandemia deve perdurar no mundo todo, ainda com a chegada da vacina e, assim como em diferentes setores, a Comunicação também sofre uma alta influência. 


2) Simplicidade e Relevância- a Comunicação mais eficiente tem de ser relevante para quem recebe, de forma simples e que gere emoções e experiências conectivas. 


3) Comunique com Propósito - assim como em 2020, o propósito nos negócios terá grande valor na comunicação. Identifique bem quais são os benefícios da sua empresa para a comunidade. 


4) Consumo Digital - a Pandemia trouxe transformações com o aumento no consumo digital. Portanto, para este ano, as Lives e ferramentas de redes sociais vão continuar com grande importância. 


5) Cocriação - unidos vamos mais longe já diz o ditado! E na Comunicação a parceria na criação de conteúdos e campanhas vão ter grande aceitação também em 2021. É considerado o formato mais inteligente e fácil de levar informações ao público de interesse. 


6) Diversidade e Inclusividade - com grandes fatos ocorridos no último ano, a questão Diversidade e Inclusão contam com grande repercussão na Comunicação. Quem apostar nestas estratégias terá boas chances de bons resultados. 


7) Comunidades / Nichos - sejam em grupos ni WhatsApp, Facebook ou Close Friends pelo Instagram, dedique tempo e conteúdos para estes formatos a fim de atingir determinados públicos. Por exemplo, uma empresa de revestimentos pode criar postagens para arquitetos por meio de um Grupo do LinkedIn. 


8) Live Shopping - sejam em Market Places ou nas próprias redes sociais, a compra direta por essas plataformas é mais uma outra tendência  de 2021.


9) Eventos Virtuais - com a continuidade da Pandemia, os Eventos Virtuais se mantêm com força neste ano. Faça um planejamento, determine o público, estabeleça as formas de divulgação e obtenha feedback sobre as explanações. 


10) Vídeos - assim como as Lives, os vídeos são considerados excelentes plataformas para comunicar. Planeje a criação de conteúdos curtos, com relevância e que traga um benefício para quem assiste. 



Ficou com dúvidas de como começar? Envie um whats para (48) 9.9977.0023 e nós podemos ajudar você nesta tarefa! 

Excelente 2021 pra nós!

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação