segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Livros infantis podem reduzir taxa de analfabetismo, afirmam especialistas

 Livros infantis podem reduzir taxa de analfabetismo, afirmam especialistas

Professora aposentada e escritora Fátima Ribeiro lança livro com histórias para crianças 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil conta com 11 milhões de analfabetos. Em 2019, representava 6,6% a taxa de pessoas não-alfabetizadas. Para melhorar este acesso à Educação e ao ensino, a contação de histórias pode estimular mais a leitura, escrita e criatividade, apontam especialistas. Nascida em Criciúma e professora por quase 35 anos na região, a hoje escritora Fátima Ribeiro percebe a importância da prática em sala de aula. "Com os livros incentivamos as crianças a viajarem nos sonhos, descobertas e sentimentos. É algo que não conseguimos mensurar de tão importante na vida delas", corrobora Fátima. 

Depois do livro "Mel e Vitório", a escritora lança de forma oficial a obra "Maria Clara em Poesias", na próxima sexta, 23 de novembro, no Restaurante Ponto Certo, em Criciúma.  Parte das vendas vai contribuir com entidades de animais em Criciúma como a Animais.com. "Sabemos o quanto é necessário incentivar a leitura desde a infância. Contribuir com a causa e ainda, gerar receitas para cuidar dos pets, é uma prática que precisa ser cada vez mais estimulada", afirma a presidente da ONG Animais.com, Dalva Donadel

Desenvolvimento das crianças

Com diferentes histórias, o projeto editorial tem um propósito. "O livro é um convite para viajar nos sonhos, descobertas e sentimentos. Maria Clara é minha neta, minha musa, minha inspiração e razão desta obra tão preciosa que vai contribuir com o desenvolvimento de crianças", pontua a professora aposentada. 

 A obra, que vai ser lançada a partir das 20h, vai reunir também recordações e sentimentos especiais às crianças. "A escrita sempre foi o meu refúgio. Hoje compartilho histórias que nasceram do afeto, da dor e da vida real", explica Fátima. 

Para a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Zappelini, a iniciativa merece consideração. "A Fátima como avó, percebemos a paixão dela pela neta Maria Clara. E este reconhecimento se traduz em uma obra com muita emoção, atitude e comprometimento", completa Cristiane. 


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Inovação e Propósitos: desafios apresentados em evento em Criciúma

 

Inovação e Própositos: desafios apresentados em evento em Criciúma

Palestra com Eron Rodrigues ocorreu na manhã desta quarta

 



Uma estimativa da C-level realizada com aproximadamente 300 colaboradores mostrou que, 91% dos entrevistados reconhecem a importância da cultura da inovação, entretanto, menos da metade atua com esta estratégia. Com este tema de “Inovação e Propósito”, o empreendedor e especialista em tecnologia, Eron Rodrigues, trouxe um conteúdo na manhã de hoje no Centro de Inovação de Criciúma (Crio) para orientar dezenas de empresários, estudantes e apaixonados pelos tópicos.

Desde que precisou juntar recursos para comprar um celular na infância, com serviços de cortes de grama, Rodrigues mostrou como superar as mudanças de mercado, as adversidades do dia a dia e a mentalização de “como” fazer.  Práticas proporcionadas na palestra que abriu o Summit Internacional de Ecossistemas de Inovação. Com 17 anos, o estudante da Abadeus, Otávio dos Santos Luiz, aproveitou muito as informações. “Trouxe muito tema interessante e inclusive, para que eu perca o medo de falar em público”, opinou.

A prática de experiência e inovação trouxeram aprendizados também para quem está no mundo dos negócios. Com oito empresas na gestão, o empreendedor Ricardo Zanoni percebe a importância de se atualizar. “Conheço o Eron e estou consciente de que precisamos nos atualizar para não ficar para trás. Gostei muito e saio daqui para aplicar algo de imediato”, afirmou.

Legados

A evolução física, espiritual, emocional e intelectual de cada profissional também foi proporcionada pelo CEO da Desvon, que atende grandes grupos industriais de todo o Brasil. “Precisamos cultuar a importância da experiência e inovação. Com metas claras e mentalizar como queremos implantar algo, atingimos todos os nossos objetivos”, revelou o palestrante Eron Rodrigues. As capacitações retomam no final da tarde com o Summit Internacional. 

Crédito Fotos: Juliano Cardoso


FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação