segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Livros infantis podem reduzir taxa de analfabetismo, afirmam especialistas

 Livros infantis podem reduzir taxa de analfabetismo, afirmam especialistas

Professora aposentada e escritora Fátima Ribeiro lança livro com histórias para crianças 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil conta com 11 milhões de analfabetos. Em 2019, representava 6,6% a taxa de pessoas não-alfabetizadas. Para melhorar este acesso à Educação e ao ensino, a contação de histórias pode estimular mais a leitura, escrita e criatividade, apontam especialistas. Nascida em Criciúma e professora por quase 35 anos na região, a hoje escritora Fátima Ribeiro percebe a importância da prática em sala de aula. "Com os livros incentivamos as crianças a viajarem nos sonhos, descobertas e sentimentos. É algo que não conseguimos mensurar de tão importante na vida delas", corrobora Fátima. 

Depois do livro "Mel e Vitório", a escritora lança de forma oficial a obra "Maria Clara em Poesias", na próxima sexta, 23 de novembro, no Restaurante Ponto Certo, em Criciúma.  Parte das vendas vai contribuir com entidades de animais em Criciúma como a Animais.com. "Sabemos o quanto é necessário incentivar a leitura desde a infância. Contribuir com a causa e ainda, gerar receitas para cuidar dos pets, é uma prática que precisa ser cada vez mais estimulada", afirma a presidente da ONG Animais.com, Dalva Donadel

Desenvolvimento das crianças

Com diferentes histórias, o projeto editorial tem um propósito. "O livro é um convite para viajar nos sonhos, descobertas e sentimentos. Maria Clara é minha neta, minha musa, minha inspiração e razão desta obra tão preciosa que vai contribuir com o desenvolvimento de crianças", pontua a professora aposentada. 

 A obra, que vai ser lançada a partir das 20h, vai reunir também recordações e sentimentos especiais às crianças. "A escrita sempre foi o meu refúgio. Hoje compartilho histórias que nasceram do afeto, da dor e da vida real", explica Fátima. 

Para a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Fretta, a iniciativa merece consideração. "Como avó, percebemos a paixão de Fátima pela neta Maria Clara. E este reconhecimento se traduz em uma obra com muita emoção, atitude e comprometimento", completa Cristiane. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação