Matéria extraída do Portal Tracto Content Marketing:
Dentro do conceito empresarial, é a pessoa que influencia os negócios da empresa. O jornalista catarinense Felipe Godoy, especialista estratégia empresarial, apresenta a seguinte definição:
“Stakeholder é uma pessoa ou um grupo que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma empresa.”
Fazem parte desse grupo pessoas físicas ou jurídicas de diversos perfis. Por exemplo, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, governo. É comum as pessoas acharem que se trata somente do público-alvo, mas esses clientes ― ou potenciais clientes ― são uma parcela. Importantes, é verdade, mas são apenas uma parcela.
Mas por que, afinal, stakeholders são importantes? A resposta está na definição do próprio criador do termo, o filósofo Robert Edward Freeman.
“Stakeholders são elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios. O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de partes interessadas e, por isso, é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas.”
No âmbito de comunicação e marketing, o termo aparece com frequência na fase de planejamento da comunicação. Afinal, toda empresa precisa nessa etapa levar em consideração os diversos públicos envolvidos em seus negócios ― seus interesses, anseios, e necessidades, além dos níveis de persuasão e decisão de cada perfil.
Webinar
O conceito abordado nesta matéria e sua aplicação num plano estratégico foram temas do webinar gratuito “Cinco passos para construir um bom relacionamento com stakeholders”, realizado pela Tracto e ministrado por Felipe Godoy, diretor da FLASHNEWS Comunicação.
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