terça-feira, 2 de abril de 2013

Quatro truques que ajudam a fazer pesquisa no Google


Você certamente usa o Google todos os dias, mas talvez não extraia o máximo do principal sistema de buscas da internet. Conheça abaixo quatro operadores bastante úteis.

1. Asterisco
Suponha que você conhece trechos de uma música, mas esteja faltando uma palavra no meio. Como tornar a busca eficiente tendo em mente algumas palavras soltas, mas que não estejam encadeadas em uma só palavra? É simples: substitua as palavras faltantes pelo símbolo asterisco (*). No exemplo abaixo, busca-se a música que aparece na propaganda do Windows 8.
Busca do Google - operador asterisco - Tracto
Perceba que o asterisco funciona como um curinga e permitiu que o Google trouxesse resultados como o nome da música (El Hueco) e da cantora (Juliana R). O recurso não existe apenas para encontrar músicas. Ele é especialmente útil para encontrar originais de um documento.

2. Site
Supondo que você esteja buscando informações sobre a recente morte do cantor Chorão, da banda Charlie Brown Jr., nas páginas da Folha (folha.com.br). O exemplo abaixo mostra que é possível utilizar o operador “site:” seguido da URL e da palavra procurada.
Busca do Google - operador site - Tracto


Note que os resultados são todos das páginas dentro do domínio especificado ― no caso, folha.com.br.

3. Filetype
Operador “filetype:” restringe a busca aos tipos de arquivo ― como DOC (Word), PDF, XLS (Excel), PPT (Power/Point) etc. No exemplo abaixo, se buscou um documento PDF que dizia respeito ao termo post industrial journalism.
Busca do Google - operador filetype - Tracto

O Google oferece a visualização rápida, que dá a opção de enxergar o documento no Google Drive, o sucessor do Google Docs, que abre no navegador arquivos de alguns formatos.

4. Aspas
Este operador é mais conhecido. Quando você coloca duas ou mais palavras entre aspas, o Google faz a busca exata do termo, e não das palavras isoladamente.
Busca do Google - operador aspas - Tracto

O resultado aponta que a frase buscada é de autoria de Sergey Brin, co-fundador e presidente de tecnologia do Google, e foi publicada no Financial Times em 2005.

Fonte: Tracto Content Marketing

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FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

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