Equipe da Flash News participa de capacitação em Comunicação Digital
Evento "Share Talks" ocorreu em Florianópolis
A equipe da Flash News esteve presente em mais uma edição do Share Talks 2019, realizado neste sábado em Florianópolis, no auditório do Senac, centro.
Durante a manhã e tarde, em oito horas, muita troca de conhecimentos e experiências com quase dez diferentes palestras e workshops sobre temas distintos. Confira o resumo desenvolvido pelo diretor da Flash News, Felipe Godoy, sobre cada apresentação:
Dani Rodrigues - Real Time
- Não é tudo o que se fala nas redes sociais vai servir para você usar como referência para a sua marca.
- Passamos a era do consumidor passivo para o consumidor protagonista onde as marcas são coadjuvantes na comunicação.
- Excessiva publicidade: cada hora somos atingidos por 300 anúncios distintos.
- Mudanças de paradigmas inclusive na comunicação tradicional. Exemplo "issoaglobonaomostra" que virou quadro no programa Fantástico na TV.
- Você precisa entender as ideias do que está acontecendo e as marcas devem ser parceiras dessa nova dissonância social.
- Twitter se tornou o eletrocardiograma da sociedade.
- Como atender o consumidor protagonista? Com bom formato, na plataforma correta, com relevância e se tornando moeda social.
- Real Time: não é postar apenas sobre as datas comemorativas.
- Falar o que já se sabe não é relevante.
- Como usar o real time? Metodologia + Dados + Conversa com estratégia criativa e inteligência de dados
- 90% das pessoas são analfabetas digitais, por isso, mesmo em GIFs, precisamos trazer explicações e textos sobre o que está sendo apresentado.
- Marketing de Influência: utilizar com cadência e relevância
- O poder das boas histórias: o público precisa se importar, confiar e querer fazer experiências.
- Fazendo assessoria para empresas como Claro e Guaraná Antarctica, Dani revela que, em média, 80% das postagens são planejadas e 20% não-planejadas.
- Conclusão: gere conversa e mude sua rota de acordo com o assunto do momento.
ARIANA LUZ - CONTEÚDO PARA PEQUENAS EMPRESAS
- Antes de tudo o empreendedor ou o profissional deve entender qual a sua maior preocupação nas redes sociais? É vender? É resolver crises? É ser mais amado?
- Precisamos entender o tempo do consumidor.
- Público-Alvo x Personas: nesta Persona precisamos dar um nome, descobrir comportamentos, hobbies, onde vai...
- A empresa deve encontrar as redes sociais onde a Persona está.
- Seja diferente da sua concorrência. Um exemplo é a "Sou Smile Oficial" que é uma clínica odontológica.
- Faça um planejamento de comunicação tendo como base os objetivos desta comunicação.
- O planejamento deve ser feito nas duas últimas semanas do mês anterior.
- Utilize plataforma e formatos distintos.
- Crie editorias, assim como faz um telejornal ou veículos impressos.
- Ajude seu público com algo.
- Shareable Content - conteúdo que gere vontade de compartilhar.
AMANDA GONÇALVES - MÉTRICAS E KPIs
- O que não se mede não se gerencia.
- KPIs - Indicadores-chave de performance.
- Relatório não é prestação de contas.
- O monitoramento deve ser sempre uma rotina do negócio.
- Deve trazer uma perspectiva e de entendimento rápido.
- Utilize o Google Search Console e o Google Sheets.
- Utilize reuniões "check-in" de no máximo cinco minutos.
- As decisões ficam mais rápidas e acertadas.
RENAN CARDOSO - ENGAJAMENTO NO VAREJO
- Blog "Vem Voar" é um case de sucesso da Azul.
- Vá além das expectativas do seu cliente.
- O engajamento do cliente vem com um bom serviço/produto, bom conteúdo e receita.
- Monetize seu cliente engajado.
ISA VENTURA - MARKETING DE INFLUÊNCIA
- O Marketing de Influência não é novo: desde 1760 com um ceramista que utilizava da influência com a família real.
- 56% das empresas melhoram a percepção da marca com o Marketing de Influência
- 69% utilizam para criar conteúdo.
- 51% usam para aumentar vendas.
- 48% compraram algo por recomendação de algum influenciador.
- Como começar? Tenha uma ideia, público-alvo, planejamento, como fazer e quais as expectativas, tipo de influenciador, quantidade de influenciador, forma de pagamento e execução.
RAMÓN CAMPOS - COMO NAO TRAVAR NA HORA DE FAZER CONTEÚDO
- Instagram é a rede social em maior ascensão.
- Causabilidade+Profundidade+Audiência (Micronichos)+Conteúdo Proprietário+Riqueza Social
- Grupos criam uma Audiência Proprietária
- Crie grupos com o assunto principal, moderação engajada, incentivando o sentimento de ajuda e valorizar quem está participando com conteúdo relevante.
- Cuide do algoritmo: apaga-se até 80% do conteúdo.
- Como fazer um bom conteúdo? - Criatividade.
- 10 tipos de conteúdos que mais engajam:
a) Tutoriais / Listas
b) Real Time / Memes
c) Cotidiano / Identificação
d) Conversa com o público
e) Vídeos / Lives com data marcada
f) Interação com a plataforma
g) Zoom
h) Breaking News - Notícias
i) Encoraje sua audiência - dê dois cliques
j) Aumente sua bolha
TECENDO REDES - MARCELO SALGADO
- Conversação (SAC 2.0) + Business Inteligence (BI) + Conteúdo + Co-Criacao + Ativação
- Você precisa de uma linguagem natural, eficiente e que mire o duradouro.
- Co-Criação: creators são catalizadores de arte, de sentimento e de voz.
- Compartilhe o propósito.
- Aproximação e interação com os creators.
- Liberdade criativa.
- Traga segurança e bem-estar.
- Seja um agente de defesa.
- Comunicação 3H - Hero (massiva) + Hub (comunidades) + Help (que ajude).
EXPERIÊNCIA DO CLIENTE - DESSA GALLAS
- Como começar? Tenha uma ideia, público-alvo, planejamento, como fazer e quais as expectativas, tipo de influenciador, quantidade de influenciador, forma de pagamento e execução.
RAMÓN CAMPOS - COMO NAO TRAVAR NA HORA DE FAZER CONTEÚDO
- Instagram é a rede social em maior ascensão.
- Causabilidade+Profundidade+Audiência (Micronichos)+Conteúdo Proprietário+Riqueza Social
- Grupos criam uma Audiência Proprietária
- Crie grupos com o assunto principal, moderação engajada, incentivando o sentimento de ajuda e valorizar quem está participando com conteúdo relevante.
- Cuide do algoritmo: apaga-se até 80% do conteúdo.
- Como fazer um bom conteúdo? - Criatividade.
- 10 tipos de conteúdos que mais engajam:
a) Tutoriais / Listas
b) Real Time / Memes
c) Cotidiano / Identificação
d) Conversa com o público
e) Vídeos / Lives com data marcada
f) Interação com a plataforma
g) Zoom
h) Breaking News - Notícias
i) Encoraje sua audiência - dê dois cliques
j) Aumente sua bolha
TECENDO REDES - MARCELO SALGADO
- Conversação (SAC 2.0) + Business Inteligence (BI) + Conteúdo + Co-Criacao + Ativação
- Você precisa de uma linguagem natural, eficiente e que mire o duradouro.
- Co-Criação: creators são catalizadores de arte, de sentimento e de voz.
- Compartilhe o propósito.
- Aproximação e interação com os creators.
- Liberdade criativa.
- Traga segurança e bem-estar.
- Seja um agente de defesa.
- Comunicação 3H - Hero (massiva) + Hub (comunidades) + Help (que ajude).
EXPERIÊNCIA DO CLIENTE - DESSA GALLAS
- Funil de vendas - só termina no pós-venda
- Marketing criativo + dados criativos + experiência do cliente + automação e tecnologia.
- Na Quero Dobra, utiliza e-mail de agradecimento pelo fechamento e com um cão como mascote.
- Site traz dicas de filmes do Netflix com listas de recomendação enquanto cliente aguarda chegada do produto.
- Humanização na comunicação - postit
- Experiência incrível gera conversa e compartilhamento.
- Produtos co-criados na Quero Dobra: carteira clássica.
- Lançamento colaborativo.
- Responsabilidade Social
- Vamos fazer nossos propósitos cada vez mais?
GABRIEL SUKITA - LEGO DIGITAL - AS PEÇAS QUE CONECTAM A SUA AUDIÊNCIA
- Pessoas+Marcas+Redes = Bom Conteúdo cri Moedas Sociais
- Quem e por que compartilhar? Esse formato faz sentido para essa plataforma? Qual verdade? Quando será relevante?
- O conteúdo deve gerar identificação, emoção, contexto, valor prático (ser melhor), trazer histórias.
- Coloque as pessoas no centro de discussão porque tecnologias vêm e vão, mas o que nos torna humanos sempre permanece.
- Marketing criativo + dados criativos + experiência do cliente + automação e tecnologia.
- Na Quero Dobra, utiliza e-mail de agradecimento pelo fechamento e com um cão como mascote.
- Site traz dicas de filmes do Netflix com listas de recomendação enquanto cliente aguarda chegada do produto.
- Humanização na comunicação - postit
- Experiência incrível gera conversa e compartilhamento.
- Produtos co-criados na Quero Dobra: carteira clássica.
- Lançamento colaborativo.
- Responsabilidade Social
- Vamos fazer nossos propósitos cada vez mais?
GABRIEL SUKITA - LEGO DIGITAL - AS PEÇAS QUE CONECTAM A SUA AUDIÊNCIA
- Pessoas+Marcas+Redes = Bom Conteúdo cri Moedas Sociais
- Quem e por que compartilhar? Esse formato faz sentido para essa plataforma? Qual verdade? Quando será relevante?
- O conteúdo deve gerar identificação, emoção, contexto, valor prático (ser melhor), trazer histórias.
- Coloque as pessoas no centro de discussão porque tecnologias vêm e vão, mas o que nos torna humanos sempre permanece.
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