Diretor da Flash News participa de evento sobre Marketing e Inovação
Confira os insights trazidos sobre as palestras
Com mais de 600 pessoas, dez palestrantes e muito conteúdo, o diretor da Flash News Comunicação, Felipe Godoy, participou durante o sábado, 5, do evento Connex 2023 que ocorreu na sede da Acic, Associação Empresarial de Criciúma. Toda a estrutura e definição dos temas foram proporcionados pelo Clube do Marketing que realiza o circuito de explanações pelo segundo ano consecutivo.
Confira agora os insights das palestras:
ANA VIRTUOZO - "Branding"
- As marcas falam, tem um rosto, tem opinião. Ex. Nespresso, Magalu
- As pessoas se conectam por valores compartilhados.
- Mas metade das marcas é confundida com a concorrência
- 77% das pessoas não se importariam se uma marca desaparecesse.
- Vivemos a era da Comunicação Pós-Propósito
- Todos os negócios que requerem atenção dos jovens são concorrentes. Exemplo: A Adidas concorre atenção com a Nike mas também com a Netflix
- As marcas hoje precisam entregar experiências incríveis e não só comunicação
- Vivemos um mundo de benefícios emocionais, das comunidades e do lifestyle.
- A Track e Field expandiu seu portfólio com uma plataforma de bem-estar. A alma aumenta a frequência de uso.
- A marca precisa fazer parte das conversas. Ex. Red Bull com conteúdos sobre esportes.
- Marcas com alma se arriscam e se mantém consistentes.
- Marcas têm sentimento como a do Banco do Brasil. Mudanças na marca, som da marca e na agência-sede do Rio de Janeiro.
PEDRO SAMPAIO - Case PicPay e BigBrother
- Marcas fortes constroem negócios mais fortes.
- Quanto maior o valor das marcas, maior as vendas.
- A marca tem de ser genuína, diferenciada e relevante.
- As empresas têm de investir em cultura e encontrar diferenciação.
- Encontre sua relevância e consistência
- Seja anúncio, e-mail, matéria impressa, tudo contribui com a Comunicação.
- Metáfora do Iceberg
- O negócio evolui, os concorrentes cresceram e os consumidores mudaram.
- O PicPay se tornou um ecossistema financeiro, um ecossistema da vida.
- Os microinfluenciadores e os consumidores dão mais força à marca.
TUDO DE SHARE - Rafa Martins - Tecnologia no Varejo
- Temos um enorme desafio na Comunicação no Varejo. Somos impactados, em média, por 72 possíveis canais de relacionamento no varejo.
- O presidente Nicolas Marcon trouxe um desafio: "Estamos preocupados não com a Inteligência Artificial, mas como ensinar rápido às crianças e adolescentes sobre a Inteligência Artificial.
JEAN DE OLIVEIRA - Grupo ND
- Brasil é o segundo maior consumidor de rede social do mundo.
- Vivemos a era da Jornada do Cliente fragmentada.
- O funil AIDA (Atenção - Interesse - Desejo - Ação) está morto.
- Somos impactados por 6.000 marcas por dia.
- Vivemos a era do TikTok, do YouTube Shorts e do Reels.
- Snackable Content - conteúdo rápido e direto
- 90% das pessoas mudam de opinião após um bom anúncio publicitário.
- Temos hoje seis fatores na decisão de compra: 1) Análises heurísticas, 2) Poder do agora, 3) Prova Social, 4) Gatilho da Escassez, 5) Autoridade (que admira), 6) Poder do gratuito - bonificação
- O reconhecimento de marca é a prioridade global.
- A atenção dos consumidores é ouro: tem de ter mensagem clara, pouca poluição visual, limitar as opções de ofertas e muitos pontos de contato com o cliente.
TIAGO STANGHERLIN - Case Lexto
- Ninguém compra nada de ti pra te ajudar
- Lexto - produtos rápidos e inovadores
- Lexto e Housi - plataforma de aluguel
DEH BASTOS - Criatividade Técnica
- Uma ideia é o que menos importa. O que importa é levá-la até a rua.
- "Um time é só um time. Até o Jordan jogar" - família de Michael Jordan
- Precisamos fazer nas empresas um toró de ideias (brainstorm)
- Defina a ideia, faça os questionamentos, o entendimento (o que pode dar errado?), adequação e os testes.
- Inovação é criatividade emitindo nota fiscal.
HENRIQUE HEGENBERG - Gerente Marketing Ademicon
- Hoje o conteúdo é muito mais híbrido.
- Precisamos entender em um anúncio publicitário a divulgação da marca, formato de audiência e a conversão.
- É importante estabelecer no anúncio os objetivos do negócio, objetivos desta Comunicação, do Marketing.
JOÃO GABRIEL RIBEIRO - Renner - CRM
- Google e Facebook (Meta) estão vencendo a guerra
- Fale diretamente com o seu cliente.
- 80% da receita futura vem de 30% dos clientes existentes.
- Adquirir novos clientes se torna 500% mais caro.
- Mídia gera receita. CRM gera lucro.
- Identificação é a chave para entender o cliente.
- As empresas que vão sobreviver são as que conhecem mais dos clientes, do que os clientes conhecem deles.
- Proteja sua receita. Em anos difíceis, é melhor não perder clientes.
- O futuro do varejo é humano.
- Sua empresa ainda faz a mesma comunicação para os mesmos clientes?
- O futuro do varejo é humano.
CARLOS BUSH - Seja único
- Disciplina e consistência é a chave do sucesso.
- Nunca cobre venda do vendedor
- Se você faz sua cama toda a manhã, estará cumprido a primeira tarefa do dia.
- Aprenda a escutar.
- Antes dos dados estão os fatos.
- Não tenha desculpas. Tenha um propósito.
CAMILA RENAUX - Venda Mais
- 58% das pessoas faz questão de criticar uma marca.
- Não basta ser bom, tem de parecer ser bom.
- Ex. Sorvete da Disney de baunilha azul
- Saia dos bastidores. Posicione-se e escolha falar.
- Estar pronto não é um sentimento, mas uma decisão.
- Invista no Kit Influencer - R$ 150,00 - Evite sombras nos vídeos
- 51% das pessoas assistem vídeo sem som
- Apps: CupCut, Inshot, Canva, Lighroom Snapseed
- Tempo de atenção das pessoas diminuiu de dois minutos em 2013 para sete segundos em 2023.
- Omnichannel - 66% fazem pesquisa online antes de ir na loja física, mas 84% realizam compras pelas redes sociais.
- TikTok superou Google nas buscas.
- Utilize o botão "Chame no Whats".
- Comente a publicação dos clientes.
- Em uma conversa, falar o nome das pessoas faz o outro agir, a se movimentar.
- Sorrir e toque nas pessoas.
- 76% das pessoas compram por indicação de outras pessoas.
- Aumenta uso de influenciadores virtuais. Ex. Magalu
- Use diferentes conteúdos no TOFU (Topo do Funil) - Como usar, Para que serve, MOFU (Meio de Funil) e FUFU (Fundo de Funil)
- Teste diferentes formatos do mesmo conteúdo, trazendo uma nova perspectiva.
- Novidades e reposições. "O Brasil ama novidades". Microlançamentos.
- Faça um tour pelo ambiente, pela fábrica.
- Faça um tour pelo produto. Mão humana chama mais atenção do que o rosto.
- Invista nos bastidores.
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