domingo, 15 de abril de 2012

Nuclearmed Medicina Nuclear é tema de matéria no Portal Engeplus


Confira abaixo a matéria publicada no Portal Engeplus sobre a Nuclearmed:


Matéria de Ana Cardoso

Chegou a Criciúma nesta semana um equipamento que permite melhores diagnósticos de patologias em áreas como oncologia, cardiologia, nefrologia, endocrinologia, traumatologia, entre outras especialidades. O SPECT/CT é um equipamento que fornece informações funcionais e anatômicas dos órgãos do corpo humano ao mesmo tempo (exame dois em um) a partir do uso de radio-traçadores (elementos com pequenas doses de radiação) com afinidades específicas para o órgão que se quer estudar.

A nova máquina, instalada na clínica Nuclearmed, irá atender carências de exames hoje disponíveis apenas ao Sul, em Porto Alegre (RS), e ao Norte, em São Paulo (SP). “É um investimento relevante para a Amrec, Amesc e Amurel. O equipamento vai reunir em um só procedimento a identificação e quantificação da alteração do funcionamento celular e delimitar de forma precisa a localização dessa alteração”, explica Marcos Domingos Rocha, médico especialista em Medicina Nuclear.

Na área da oncologia, por exemplo, por meio do SPECT/CT será possível demonstrar a presença de alterações funcionais que sempre precedem as alterações anatômicas vistas em outras modalidades de exames como Raios-X, Tomografia Computadorizada (CT). “O SPECT/CT consegue prever antecipadamente uma lesão com a localização aprimorada e função destacada em cores, fornecendo informações para o diagnóstico, estágio da doença e resposta ao tratamento. Torna-se assim mais eficiente e econômico ao paciente”, afirma Rocha.

Para a segurança de quem vai precisar do exame, garante Rocha, o paciente é submetido a uma dose de radiação cerca de 40 vezes mais baixa num comparativo com exames de tomografia tradicionais. 

Colaboração: Felipe Godoy Costa Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação