Com o mercado de comunicação saturado e organizações jornalísticas desaparecendo, cada vez mais profissionais da área têm se tornado empreendedores. Seja com trabalho freelancer, blogs ou canais do Youtube, todos querem ter uma mídia para chamar de sua. Mas, como desafiar os meios tradicionais e se diferenciar dos outros segmentos? Qual o perfil do comunicador empreendedor?
uliano Matos, palestrante profissional - O jornalista das boas notícias
Há dois anos, Juliano Matos deixou a edição e apresentação de telejornais da EPTV, afiliada da Rede Globo em São Carlos (SP), para trabalhar como palestrante profissional e falar sobre motivação em empresas e no setor educacional. “Meu plano ‘B’ se tornou o ‘A’ quando eu acordava todos os dias pensando nisso”.
00Julianomatos divulgação
“O empreendedorismo faz parte do próprio jornalismo, é dar o passo à frente”
O início no jornalismo foi precoce: aos 12 anos trabalhava em uma emissora de rádio AM de sua cidade natal, Cardoso, no noroeste de São Paulo. Já tinha o próprio programa aos 14. Para pagar a faculdade, acumulou vários empregos e foi até jornaleiro. “Eu percebi que as pessoas gostavam de ouvir minha história de superação. Além da pobreza, meu pai era alcoólatra e eu usava o microfone da rádio para pedir que ele mudasse. Ter passado por isso inspirava as pessoas de alguma forma”, relata.
A carreira profissional começou na TV Educativa de Votuporanga, São Paulo. Formado, foi apresentador e editor de telejornais da TV TEM, afiliada da Globo na região de Bauru, e da EPTV Central. Nessa época, começou a ter olhar diferenciado sobre as pautas cotidianas. “O jornalismo fez aflorar em mim a capacidade de enxergar além. Passei a escrever mensagens de reflexão e enviava por e-mail para os meus amigos. Aos poucos, percebi que fazia mais sentido ser portador das boas notícias”.
Depois de 10 anos, deixou o jornalismo para transmitir apenas as “boas notícias” em seus livros, vídeos e palestras. “Levei nove meses para decidir e realmente deixar o emprego. Foi um período de planejamento, precisava montar a empresa, resolver questões burocráticas”.
Para ele, os momentos de crise tem extrema importância. “É o pontapé para tomar uma decisão que talvez você nunca tomaria. É preciso acreditar em você e no que faz”. Matos escreveu os livros Boas Notícias e Boas Notícias 2 – Frases para Compartilhar, coletâneas de reflexões. Como palestrante, já atendeu empresas do porte da Embraer, Volkswagen, Electrolux e Faber-Castell.
Fonte: Acontecendo Aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário