quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Toda empresa deve ter blog corporativo?


Sempre que ouvir uma orientação fatalista e generalista, desconfie. Não existe tática de content marketing que seja obrigatória para todas as empresas. Algumas serão sempre mais populares do que as outras, é verdade, mas nenhuma é regra livre de exceções. Nem mesmo blogs.

Vamos entender o porquê.
A implantação de um programa consistente de content marketing passa por cinco etapas:
  1. Definição de objetivos e metas;
  2. Conhecimento do público-alvo (desenvolvimento de personas);
  3. Definição de conteúdo (storytelling de marca);
  4. Escolha dos canais de content marketing; e
  5. Mensuração de resultados.
Dessas cinco etapas, a primeira é realmente obrigatória para qualquer empresa que queira gerar conteúdo. As demais conduzem seu trabalho para a máxima eficiência, mas a ausência delas não representa a implosão do método de content marketing.
Invista tempo e energia para enxergar aonde sua marca quer chegar. Os caminhos para chegar lá, porém, são muitos. Blog corporativo, uma tática popular e adorada, pode ou não fazer parte de seu arsenal.
Blog é normalmente o ponto de partida para todos os outros canais. Nele, você cria as regras, define linguagem e formato. Além disso, incorpora vídeos e podcasts, integra apresentações, exibe slideshows de fotos, compartilha documentos, faz conexão com redes sociais, cria chamadas para webinars etc.
Blog funciona, portanto, como a grande central de seu conteúdo. Por isso, tem papel fundamental. Mas cuidado: se a sua marca não for boa geradora de texto, abra mão do blog. Você pode fazer essas conexões com outras táticas pelo próprio site da empresa. E, assim, fortalecer o uso de táticas que tenham mais relação com o formato adequado à sua realidade ― como foto, áudio ou vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação