Pelo menos oito turmas de jornalistas são formadas anualmente pelos workshops do banco Itaú. A iniciativa faz parte da estratégia corporativa de fortalecer o engajamento com diversos públicos, além de contribuir para que equívocos de informações sejam reduzidos. Superintendente de Comunicação Corporativa da empresa, Paulo Marinho contou durante a 5ª edição do Comunique-se Cases detalhes do trabalho que é feito com os profissionais de redação.
O executivo conta que, atualmente, profissionais são cada vez mais jovens e inexperientes para tratar pautas de finanças, além das mudanças frequentes de temas que trazem dificuldades para as coberturas. "Fora isso, as redações estão cada vez mais enxutas e as matérias são realizadas com rapidez". Foi a partir disso que surgiu a ideia de modular o workshop. "A proposta é que comunicadores tenham mais contato com informações de mercado, produtos e serviços financeiros, e a oportunidade de conhecer os interlocutores e especialistas do banco, que estão abertos para ensinar e serem referência como fonte de informação", explicou Marinho.
A grade de temas discutidos durante os encontros é pré-definida. Entre os assuntos estão seguros residenciais, planos de previdência para jovens com planejamento financeiro a longo prazo, fundos imobiliários, introdução ao mercado de ações e evolução dos canais de atendimento.
Além disso, ao logo do ano, a cobertura da mídia e as necessidades de determinado período são analisadas para criar apresentações com assuntos atuais. "Percebemos como podíamos ser mais do que um banco que participava de entrevistas quando consultado e o quanto podíamos agregar valor, gerar conhecimento e contribuir com a formação dos jornalistas"
Comunique-se Cases
A 5ª edição do Comunique-se Cases aconteceu na segunda-feira, 21, no Hotel Transamérica, em São Paulo. O evento reuniu mais de 150 profissionais e executivos da área para discutir seis casos de comunicação de sucesso. Na lista, que passou por concorrida seleção, Ambev, IBM, Itaú, Rock in Rio, UFC e Vale revelaram os detalhes de suas ações.
Além do debate e troca de informações, a ocasião foi palco para premiações. Diante de júri especializado, todos os trabalhos foram avaliados. Quem levou para casa o título de Case Destaque foi a Approach, com o projeto do Rock in Rio, responsável por divulgar a volta do maior evento de música do mundo
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