domingo, 6 de agosto de 2023

Diretor da Flash News participa de evento sobre Marketing e Inovação

 Diretor da Flash News participa de evento sobre Marketing e Inovação 

Confira os insights trazidos sobre as palestras




Com mais de 600 pessoas, dez palestrantes e muito conteúdo, o diretor da Flash News Comunicação, Felipe Godoy, participou durante o sábado, 5, do evento Connex 2023 que ocorreu na sede da Acic, Associação Empresarial de Criciúma. Toda a estrutura e definição dos temas foram proporcionados pelo Clube do Marketing que realiza o circuito de explanações pelo segundo ano consecutivo.

Confira agora os insights das palestras:

ANA VIRTUOZO - "Branding"

- As marcas falam, tem um rosto, tem opinião. Ex. Nespresso, Magalu

- As pessoas se conectam por valores compartilhados.

- Mas metade das marcas é confundida com a concorrência

- 77% das pessoas não se importariam se uma marca desaparecesse. 

- Vivemos a era da Comunicação Pós-Propósito

- Todos os negócios que requerem atenção dos jovens são concorrentes. Exemplo: A Adidas concorre atenção com a Nike mas também com a Netflix 

- As marcas hoje precisam entregar experiências incríveis e não só comunicação

- Vivemos um mundo de benefícios emocionais, das comunidades e do lifestyle. 

- A Track e Field expandiu seu portfólio com uma plataforma de bem-estar. A alma aumenta a frequência de uso. 

- A marca precisa fazer parte das conversas. Ex. Red Bull com conteúdos sobre esportes.

- Marcas com alma se arriscam e se mantém consistentes. 

- Marcas têm sentimento como a do Banco do Brasil. Mudanças na marca, som da marca e na agência-sede do Rio de Janeiro. 

PEDRO SAMPAIO - Case PicPay e BigBrother 


- Marcas fortes constroem negócios mais fortes.

- Quanto maior o valor das marcas, maior as vendas.

- A marca tem de ser genuína, diferenciada e relevante.

- As empresas têm de investir em cultura e encontrar diferenciação.

- Encontre sua relevância e consistência

- Seja anúncio, e-mail, matéria impressa, tudo contribui com a Comunicação. 

- Metáfora do Iceberg

- O negócio evolui, os concorrentes cresceram e os consumidores mudaram.

- O PicPay se tornou um ecossistema financeiro, um ecossistema da vida. 

- Os microinfluenciadores e os consumidores dão mais força à marca. 

TUDO DE SHARE - Rafa Martins - Tecnologia no Varejo

- Temos um enorme desafio na Comunicação no Varejo. Somos impactados, em média, por 72 possíveis canais de relacionamento no varejo.

- O presidente Nicolas Marcon trouxe um desafio: "Estamos preocupados não com a Inteligência Artificial, mas como ensinar rápido às crianças e adolescentes sobre a Inteligência Artificial.

JEAN DE OLIVEIRA - Grupo ND

- Brasil é o segundo maior consumidor de rede social do mundo.

-  Vivemos a era da Jornada do Cliente fragmentada. 

- O funil AIDA (Atenção - Interesse - Desejo - Ação) está morto. 

- Somos impactados por 6.000 marcas por dia.

- Vivemos a era do TikTok, do YouTube Shorts e do Reels. 

- Snackable Content - conteúdo rápido e direto

- 90% das pessoas mudam de opinião após um bom anúncio publicitário.

- Temos hoje seis fatores na decisão de compra: 1) Análises heurísticas, 2) Poder do agora, 3) Prova Social, 4) Gatilho da Escassez, 5) Autoridade (que admira), 6) Poder do gratuito - bonificação

- O reconhecimento de marca é a prioridade global.

- A atenção dos consumidores é ouro: tem de ter mensagem clara, pouca poluição visual, limitar as opções de ofertas e muitos pontos de contato com o cliente. 

TIAGO STANGHERLIN - Case Lexto



- Ninguém compra nada de ti pra te ajudar

- Lexto - produtos rápidos e inovadores 

- Lexto e Housi - plataforma de aluguel

DEH BASTOS - Criatividade Técnica


- Uma ideia é o que menos importa. O que importa é levá-la até a rua. 

- "Um time é só um time. Até o Jordan jogar" - família de Michael Jordan 

- Precisamos fazer nas empresas um toró de ideias (brainstorm) 

- Defina a ideia, faça os questionamentos, o entendimento (o que pode dar errado?), adequação e os testes.

- Inovação é criatividade emitindo nota fiscal.

HENRIQUE HEGENBERG - Gerente Marketing Ademicon 

- Hoje o conteúdo é muito mais híbrido.

- Precisamos entender em um anúncio publicitário a divulgação da marca, formato de audiência e a conversão.

- É importante estabelecer no anúncio os objetivos do negócio, objetivos desta Comunicação, do Marketing. 

JOÃO GABRIEL RIBEIRO - Renner - CRM



- Google e Facebook (Meta) estão vencendo a guerra

- Fale diretamente com o seu cliente.

- 80% da receita futura vem de 30% dos clientes existentes. 

- Adquirir novos clientes se torna 500% mais caro.

- Mídia gera receita. CRM gera lucro.

- Identificação é a chave para entender o cliente.

- As empresas que vão sobreviver são as que conhecem mais dos clientes, do que os clientes conhecem deles. 

- Proteja sua receita. Em anos difíceis, é melhor não perder clientes. 

- O futuro do varejo é humano.

- Sua empresa ainda faz a mesma comunicação para os mesmos clientes? 

- O futuro do varejo é humano. 

CARLOS BUSH - Seja único



- Disciplina e consistência é a chave do sucesso.

- Nunca cobre venda do vendedor

- Se você faz sua cama toda a manhã, estará cumprido a primeira tarefa do dia.

- Aprenda a escutar.

- Antes dos dados estão os fatos. 

- Não tenha desculpas. Tenha um propósito. 

CAMILA RENAUX - Venda Mais 



- 58% das pessoas faz questão de criticar uma marca.

- Não basta ser bom, tem de parecer ser bom.

- Ex. Sorvete da Disney de baunilha azul 

- Saia dos bastidores. Posicione-se e escolha falar.

- Estar pronto não é um sentimento, mas uma decisão.

- Invista no Kit Influencer - R$ 150,00 - Evite sombras nos vídeos

- 51% das pessoas assistem vídeo sem som

- Apps: CupCut, Inshot, Canva, Lighroom Snapseed

- Tempo de atenção das pessoas diminuiu de dois minutos em 2013 para sete segundos em 2023.

- Omnichannel - 66% fazem pesquisa online antes de ir na loja física, mas 84% realizam compras pelas redes sociais.

- TikTok superou Google nas buscas.

- Utilize o botão "Chame no Whats".

- Comente a publicação dos clientes.

- Em uma conversa, falar o nome das pessoas faz o outro agir, a se movimentar. 

- Sorrir e toque nas pessoas.

- 76% das pessoas compram por indicação de outras pessoas. 

- Aumenta uso de influenciadores virtuais. Ex. Magalu

- Use diferentes conteúdos no TOFU (Topo do Funil) - Como usar, Para que serve, MOFU (Meio de Funil) e FUFU (Fundo de Funil) 

- Teste diferentes formatos do mesmo conteúdo, trazendo uma nova perspectiva.

- Novidades e reposições. "O Brasil ama novidades". Microlançamentos. 

- Faça um tour pelo ambiente, pela fábrica.

- Faça um tour pelo produto. Mão humana chama mais atenção do que o rosto. 

- Invista nos bastidores. 

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FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

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