CDL Jovem de Criciúma recepciona palestra de jornalista e diretora da Rádio Difusora
A CDL Jovem de Criciúma contou na noite desta terça-feira, 2 de setembro, na Maggiore DuDoro, com a palestra sobre Comunicação e Gestão Familiar com a jornalista e diretora da Rádio Difusora, Carolina Guidi.
Atuando há 13 anos na Difusora, a história da Rádio é antiga. O pai de Carol, Nereu Aguiar, já falecido, era político e em 1977 obteve a concessão para instalar uma emissora radiofônica em Içara. Em homenagem à extinta Rádio Difusora de Criciúma, com o slogan “A Onda do Sul” era criada em 1982 a Rádio Difusora AM 910.
Natural de Criciúma, Carolina estudou em Florianópolis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) onde cursou Jornalismo. “Meu pai sempre me deu tudo, pagou estudo, mas disse para mim que não iria pagar faculdade. Ele era bem rígido neste sentido”, contou.
Seu primeiro trabalho na área foi para a conclusão de curso de Jornalismo quando criou um informativo para o Mercado Público da capital denominado “Peixe Fresco”. “Foi um sucesso. Conseguíamos renda vendendo os anúncios para as bancas”, relembrou sorrindo.
Mesmo com o desejo do pai em atuar na Rádio no sul do Estado, a já formada jornalista continuou residindo em Florianópolis e conseguiu se tornar gerente de marketing de uma empresa de tecnologia. Finalizou também uma Pós-Graduação em Gestão e retornou a residir em Criciúma. “Meu pai queria muito que assumisse o comando da rádio”, afirmou.
No dia 1º de março de 2001, Carolina passou a ser diretora da Rádio Difusora de Içara. “Quando cheguei observei muitas dificuldades. Só havia um computador em toda a emissora, os outros equipamentos já estavam ultrapassados. Mas senti o potencial da rádio, organizei os colaboradores, contratei profissionais formados e criei setores na emissora com auxílio do meu irmão Rafael na parte financeira”, contou.
Ao final de 2002 já era possível observar a era da Rádio Difusora agora sob a Gestão Familiar. Foi comprada uma nova antena e o sinal de transmissão ampliado. As agências passaram a solicitar orçamentos a partir de então e a empresária e jornalista chamou pessoas de confiança para atuar ao seu lado.
A editoria de Esportes que era totalmente terceirizada evoluiu depois que Carol assumiu a gestão. “Investimos muito para se tornar pioneira. Contratamos um repórter para cobrir direto o Criciúma Esporte Clube como setorista e trouxemos o som de estúdio nas transmissões das partidas”, disse ela.
Em 2003, Carolina inova uma vez mais ao levar a primeira emissora de rádio da região para a internet. Sempre se cercando de profissionais de credibilidade e competência, a empresária contratou a jornalista Tharcila Werlich para compor a redação da emissora. “Investimos também em capacitação. Quando soube que o Twitter fez sucesso na campanha do Obama não tive dúvidas. Fizemos curso em São Paulo para aprender tudo sobre a rede social. Hoje o Twitter da rádio já conta com mais de seis mil seguidores”, orgulha-se.
Para o Presidente da CDL Jovem de Criciuma, João Paulo De Lucca, o encontro foi positivo por trazer demandas atualizadas de empresas familiares. “A maioria dos integrantes da CDL Jovem atua nos negócios desenvolvidos pelos pais. Saber quais passos tomar, os processos e os procedimentos experimentados pela Carol é importante para todos nós”, opinou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário