terça-feira, 23 de setembro de 2014

Presidente da Associação Empresarial de Criciúma aborda sobre case da Betha Sistemas aos jovens empreendedores

Presidente da Associação Empresarial de Criciúma aborda sobre
case da Betha Sistemas aos jovens empreendedores


"Coragem, ética, seriedade e um pouco de sorte". Foi o resumo do case de sucesso que o empresário e fundador da Betha Sistemas e hoje presidente da Associação Empresarial de Criciúma, César Smialewski, repassou aos jovens empresários da CDL Jovem. O evento ocorreu na noite desta terça-feira, 22, na Du Doro Pizzaria.

Nascido em Turvo, Smialewski apontou para a importância da educação como base. "Estudei em um colégio rígido em minha cidade mas que me concedeu um aprendizado muito grande. Tanto que renomados empresários e especialistas saíram na escola Servos de Maria", relembrou.

O lema da educação é implantado por Smialewski em sua gestão frente à Acic com a consolidação de iniciativas como o Prêmio da Matemática.

O estudo da Ciências da Computação em Florianópolis foi importante para conhecer sobre um mercado em ascensão. "Quando estagiei na antiga Telesc por dois anos aprendi a programar com um portador de necessidades visuais. Aquela dificuldade conciliada com o empenho que esta pessoa tinha me deu forças para estudar Programação Comercial. Aprendi então a desenvolver software e folha de pagamento", afirmou.

Após passagens por empresas em Sombrio e em Criciúma, o profissional assumiu um cargo na Carbonífera Rio Deserto para auxiliá-la na implantação de um software. "A partir daí vi que era a hora de montar meu negócio próprio. Criamos junto com meu sócio Balsini um sistema de crediário para lojas e pequenas empresas e passamos a vendê-lo. Era o início da Betha Sistemas", comentou.

Em 1989 surge o primeiro cliente de Prefeitura. Nova Veneza enfrentava dificuldades com o sistema e contratou a recém-criada Betha para desenvolver uma solução. "Mesmo sempre com problemas de mão-de-obra, até hoje temos, sabíamos que aquele era o momento da expansão. Depois conseguimos executar trabalhos para Forquilhinha e depois Criciúma e não paramos mais", pontuou.

Os computadores ainda lentos e processadores de baixa velocidade não foram problemas. Ainda na década de 90, a parte de desenvolvimento de software empresarial foi separada e os próprios colaboradores da empresa criaram a hoje Domínio Sistemas.

No processo de evolução, Smialewski deixou a área técnica para assumir o setor comercial. Promoveram os próprios colaboradores a diretores.

Atualmente o presidente da Betha Sistemas é Guilherme Balsini. Possui 650 colaboradores e  mais 350 indiretos, além de sete escritórios de apoio. Detém 85% das prefeituras em SC e totalizando 1.000 no Brasil. Criaram também um sistema de franquias em que empresas parcerias ganham a concorrência e a Betha fornece o sistema. "Delegamos, fazemos com que todos participem, e atuamos fortes também em parceria com as universidades locais", ratificou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação