segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Quatro ferramentas de análise de websites para jornalistas

Por Margarete Looney

Não deve haver nenhum mistério sobre o que funciona e o que não funciona para os usuários do seu website. Ferramentas de análise fáceis de usar podem dizer que conteúdo os usuários estão vendo e compartilhando, quantas pessoas visitam o site, como encontram seu conteúdo (pesquisa na Web, redes sociais ou e-mail?) E muito mais.

Há uma abundância de ferramentas que permitem obter um panorama do seu site num piscar de olhos. Aqui estão alguns destaques:

Google Analytics

É onde encontrar tudo que precisa para análise de websites. Oferece gratuitamente ferramentas de medição para conteúdo, rede social, tecnologia móvel, publicidade e conversão. Saiba quantos visitantes viram o seu website, o que os levou lá e o que viram. Use o fluxo a ferramenta de visualização de tráfego para acompanhar o percurso dos visitantes durante o tempo no seu website.

Blogueiros e jornalistas online podem descobrir os dados demográficos do leitores, comparar o número de novos visitantes em relação aos que retornam ou identificar o artigo mais lido do dia, mês ou ano, entre muitas outras possibilidades. Se você quer dominar tudo que a ferramenta tem a oferecer, pode fazer um curso gratuito online aqui ou conferir estes tutoriais no YouTube.

SignalNoi.se

Vencedor do ano passado do Desafio Knight de Notícias- Redes, esta ferramenta ainda não lançada de análise social, exibe informações em tempo real sobre o número de tuites e curtir do Facebook, compartilhamentos e comentários que seu conteúdo recebe. A ferramenta oferece a vantagem de ver as mesmas métricas de conversas do seu concorrente de mídia social, de modo que você pode rastrear quais matérias estão ganhando terreno.

Visualizado em uma apresentação de fluxo de história, os gráficos do Signalnoi.se mostram o nascimento, pico e nivelamento dos links compartilhados, acompanhando a velocidade de cada artigo. Cadastre-se para usar a ferramenta aqui.

Newsbeat

Com dados em tempo real, o Newsbeat permite decifrar se o seu conteúdo principal ainda está crescendo ou diminuindo em popularidade, acompanhar as tendências ao longo do tempo, dissecar o tráfego direto em fontes mais específicas e receber alertas de e-mail quando surge um tráfego incomum.

Mas é a individualização dentro de redações que faz o Newsbeat uma ferramenta única. Crie contas de usuários com diferentes níveis de acesso para editores específicos, de modo que os repórteres possam entrar e ver dados apenas para o seu próprio conteúdo. Mas cuidado, essa ferramenta vem com um preço e é mais adequada para as redações com grandes orçamentos ou blogs de operações maiores. Se o preço não vale a pena para você, utilize a ferramenta parente Chartbeat, que é mais acessível.

Topsy

Se você não precisa de uma análise tão profunda e gostaria apenas de ter uma ideia rápida de como uma matéria determinada ou tema foi recebido, confira o Topsy. Pesquise por palavras-chave, links, tuites, fotos, vídeos, especialistas ou tópicos da onda para identificar onde o conteúdo está crescendo online, em 10 línguas, sem nenhum custo.

Para análise gratuita, pesquise e compare até três consultas, tanto por nome do domínio, fonte no Twitter ou palavra-chave. A partir desses termos de pesquisa, o Topsy irá fazer um gráfico das menções no Twitter e fornecer os links principais das últimas 24 horas. Se você gostar do resultado, pode se inscrever para uma versão profissional para acessar os termos de pesquisa ilimitados, dados históricos, acompanhamento de tendências e muito mais.

Fonte: http://ijnet.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação

FLASHNEWS Assessoria de Comunicação