O jornalista Carlos Castilho, ex-editor internacional e chefe do escritório da TV Globo na Europa, participou do lançamento do curso de pós-graduação em Comunicação Integrada e Mídias Digitais da Faculdade Satc. Ele explanou no início de agosto sobre o tema "Mudanças na Comunicação" para alunos da instituição, jornalistas e convidados.
Segundo Castilho o mundo está em mudança. "Observamos mudanças de modelos, mudanças globais, na comunicação, individuais e no jornalismo com o conceito de notícia", afirma.
- Mudanças de Paradigmas Globais
O planeta em um século passou do fim do monopólio da Igreja Católica sobre a Produção Cultural, de 30 mil manuscritos com o advento da imprensa para um milhão de textos. "Vivemos uma avalanche de informações. Uma edição do New York Times tem mais conteúdo do que um inglês receberia na sua vida toda na Idade Média", resume Castilhos.
- Mudanças de Paradigmas Globais II
O planeta passa hoje pela Gestão da Informação através da datificação ou, pela conversão em dados.
- Mudanças da comunicação
Atualmente o leitor e o público são os protagonistas da comunicação que se tornou horizontal e descentralizada. O fenômeno
do blog altera o sistema da comunicação, por exemplo.
Em sua palestra, Castilho lembrou ainda que a comunicação está num novo formato de narrativa de não-linear onde os jornalistas não são mais os donos das informações.
-
Mudanças na comunicação - redes
A comunicação foi fundamental no surgimento da internet e consequentemente das redes sociais. Não há relacionamento sem comunicação. "Nas redes
virtuais há a produção colaborativa.e informativa - como ambiente
informativo", revela Castilho.
-
Mudanças no Jornalismo
Com a linha de montagem informativa escassa, mudanças ocorreram também no jornalismo. Os blogs e páginas pessoais se tornaram nichos informativos e o modelo de sustentabilidade mudou. "A informação - dados, fatos e eventos - tem enorme relevância para o jornalismo em passar realmente o que interessa ao público final", pondera. "Por isso, o conhecimento e o banco de informações são os conceitos mais importantes ao profissional", complementa Castilho.
A cobertura local é importante porque as pessoas se preocupam com o que acontece no seu
bairro.
Neste sentido, a profissão de jornalista adquire cada vez mais importância como um consultor e o único a trabalhar com a informação. Criando um blog, o profissional pode atingir um milhão de pessoas através da teoria da cauda longa. Um blog no Taiti disponibilizou músicas de Frank Sinatra, em pouco tempo, ele conseguiu atingir uma receita mensal de US$ 5 mil.
Dilemas
do Jornalismo
Confira abaixo os dilemas do Jornalismo apresentados por Castilho:
1)
Conflito de cultura entre os jornalismo
2)
Adaptação a narrativa digital / não-linearidade / multimídia - Construção
não-linear - construir as
noticias
em blocos
3)
Convivência com patrulhamento - as pessoas não se interessam pelo mesmo problema
sempre -
4)
Produção colaborativa - Processo Wiki
5)
Engajamento comunitário - Jornalismo
Cidadão
6)
Jornalismo de dados - estatísticas - banco de dados
7)
coexistência de mídias tradicionais e digitais
Aumento
de jornalistas independentes - produtores autônomos - empreendedorismo
Empresas
se fracionando - Waren Buffet aposta na compra de noticiários locais - Livraria
Amazon compra
Washington
Post (lobby)
8)
Sustentabilidade - incógnita na publicidade on-line, escambo, troca de
informações
9)
Curadoria de Noticias - seleção e filtragem, disseminação - distribui com opções
- decisão final do usuário - produção automática de textos - CM/S - Narrative
Size
10)
Papel da universidade - caráter da experimentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário